segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Reuniões de trabalho

Certa vez li um comentário de Tancredo Neves que dizia: Reunião boa é aquela que a gente sai "rouco de tanto ouvir". Tirei isso como lição!
Não que eu seja aquela pessoa que não contribua com alguma sugestão, que saia mudo ou entre calado, mas saber escutar é uma grande contribuição para uma reunião ter êxito!

Por incrivel que pareça ainda existem pessoas que acreditam que reuniões de trabalho são perda de tempo, que não são proveitosas, que nos levam do nada à lugar algum. Mas são uma minoria, Atualemte as empresas realizam esse tipo de conferência com certa frequencia, e o resultados são sempre positivos e proveitosos, são capazes de definir rumos empresariais, apontar sugestões e corrigir falhas.

Cultura organizacional

Na universidade aprendemos que a cultura organizacional é formada pelo conjunto de valores incorporados à empresa durante sua existência. Tais valores são moldados conforme as necessidades e fixam-se a partir das experiências vivenciadas pela organização na solução de problemas referentes a integrações internas ou adaptações externas e refletem a percepção da empresa em sua maioria. Os valores são a base da cultura organizacional, é o que molda e o que define o que a empresa realmente é.

Acredito que existe uma troca de informações, aprende-se dfa cultura da empresa, mas também se contribui com o nosso aprendizado, a nossa vivência anterior, e isso é muito saudável quando ocorre dessa forma.

Gestão de marca

Existem marcas que falam por sí só. Se tornaram o nome do serviços que elas oferecem.
Aparelho de barbear, bastões de algodão, é impossível não pensar na marca Gilette e Cotonene (jhonson and jhonson), essas marcas se tornaram líderes e referências, por cairem no gosto do publico e logicamente pela qualidade, e uma vez que se cai no gosto popular, as chances da marca deslanchar são enormes!

No Brasil temos um caso típico, durante muitos anos palha de aço, para ariar panelas , só tinha um nome: Bombril. Tamanha era sua aceitação, tanto pelo valor baixo, bem como as brilhantes ações de propaganda!
Trata-se da diferença entre o racional e o emocional. As pessoas tomam suas decisões 80% emocionalmente e 20% racionalmente. O racional nos leva a conclusões, o emocional nos leva a ações. É preciso vender com amor, com paixão.

Uma das principais questões que surgem sobre gerenciamento de marca, é em relação à internet, as marcas de hoje estão preparadas para a evolução digital?
Grandes marcas devem se fazer presentes em todos os campos, e na era da internet, a geração Y , não pensa duas vezes onde pesquisar por produtos. É preciso estar atendo a essa tendência, ou grandes marcas de hoje, se tornam obsoletas ao passo de um clique!

Como administrar o tempo?

No mundo atual, é cada vez mais complicado dar conta de todas as atividades que surgem em nosso dia à dia. A todo o momento somos desafiados a conciliar atividades que envolvem a vida pessoal e profissional.
Levar filhos na escola, ir para o trabalho, cumprir com a demanda diária que a chefia nos impõe, se alimentar (quando dá tempo), cuidar da saúde, se manter informado, dar atenção para a família, pagar as contas, uma infinidade de questões que temos que resolver ao tic-tac do relógio!

Acredito que antes de tudo se administra a pessoa, o ser humano.
Não devemos nunca ser um "escravo do tempo", mas sim termos ele como um aliado!
Tudo é uma questão de organização, administrar o tempo é uma arte, mas que com um pouco de prática, qualquer pessoa pode fazer!